terça-feira, 15 de junho de 2010

British Petroleum não estará a fazer o suficiente para travar o derrame

Afirmou a guarda costeira norte-americana.
(...)
A guarda costeira norte-americana deu, sexta-feira, 48 horas para a companhia britânica organizar melhor as operações de limpeza, alegando que o gigante petrolífero não estava a fazer o suficiente para travar o derrame de petróleo.
Numa carta dirigida ao director de exploração da BP, Doug Suttles, a guarda costeira norte-americana referiu que os planos da petrolífera não estavam a permitir "uma máxima mobilização dos recursos" para a recuperação do crude.
A petrolífera anunciou, hoje, segunda-feira, já ter gasto cerca de 1,3 mil milhões de euros com a maré negra provocada pela explosão de uma plataforma no Golfo do México.
Este montante inclui todas as despesas efectuadas pelo grupo, desde verbas para as operações de limpeza, as ajudas aos Estados da região, as indemnizações já pagas e quantia entregue às autoridades federais, explicou a empresa.
O valor engloba igualmente uma primeira tranche de 49,2 milhões de euros para a construção de várias ilhas artificiais ao largo do Luisiana para proteger o ecossistema local.
A BP comprometeu-se a desembolsar 360 milhões de dólares (295 milhões de euros) para este projecto.
O grupo reafirmou que ainda é cedo para estimar qual será o custo final desta catástrofe.


Leia tudo no Jornal de Notícias.

Sem comentários: