sexta-feira, 5 de março de 2010

Ilhas artificiais do Dubai poderão estar a afundar-se

Carlos Afonso Monteiro (www.expresso.pt)
O aglomerado de ilhas artificiais em forma de globo, representando os vários continentes terrestres, começou a ser construído em 2003 (...).
As fundações do projecto foram completadas em 2008, tendo sido consumidos 3.35 mil milhões de metros cúbicos de areia e 47 milhões de toneladas de pedra, mas o projecto foi pausado o ano passado devido à dívida de mais de €18,5 mil milhões do Dubai World, entidade que é dona do projecto.


Projecto abandonado
O site Nasa's Earth Observatory nota que "pouco ou nenhum desenvolvimento de infra-estruturas de 'O Mundo' é visível nesta foto de um astronauta".
Oficialmente o projecto foi apenas atrasado, mas na realidade as imagens parecem mostrar que as ilhas se estão rapidamente a fundir-se entre si, assim como parecem se estar a afundar. O projecto Palm Jumeirah, também observável nas fotografias especiais, poderá sofrer do mesmo destino. Esperava-se que este projecto se tornasse numa das maiores atracções turísticas do Dubai, juntamente com as 'ilhas globais'.

(...)
Activistas criticam ilhas artificiais
Os projectos de ilhas artificiais do Dubai são amplamente criticados por activistas ambientais, que alegam que estas construções danificam os recifes de corais e chegam a mudar as correntes marítimas. Entre as preocupações expressadas por estes activistas estão os aumentos no consumo de electricidade e água.
(...)

Sem comentários: