domingo, 19 de julho de 2009

A importância de uma boa alimentação

Ter filhos saudáveis, mas também inteligentes e com bom desempenho escolar, é o sonho de todos os pais. A solução pode estar nos alimentos.

O que é preciso para que o cérebro funcione bem? A resposta passa por uma alimentação correcta, capaz de potenciar as capacidades da criança ou do adolescente.

É pelo menos essa a convicção de vários nutricionistas, entre os quais o britânico Patrick Holford, autor de "Alimentação Ideal para Crianças Inteligentes", nas livrarias portuguesas desde Maio. (…)

Deve evitar-se a ingestão de hidratos de carbono refinados, ou de absorção rápida (como bebidas gasosas, bolachas ou até pão branco com compota), já que fazem disparar os níveis de açúcar no sangue, daí resultando, mais tarde, uma grande quebra de energia. Os bons substitutos são, segundo o especialista, os hidratos de carbono complexos, ou de absorção lenta, como os cereais integrais, os vegetais e os feijões. (…)

Também os ácidos gordos essenciais (como a própria designação indica) são fundamentais para o cérebro e Holford atribui-lhes grande importância quando o que se pretende é tirar todo o partido das capacidades cognitivas. Segundo o nutricionista, os ómega 3 e ómega 6 promovem a saúde mental, já que a carência pode resultar em depressão, dislexia, hiperactividade com défice de atenção, fadiga, problemas de memória e mesmo autismo. O autor lamenta a actual "fobia às gorduras", que classifica de boas e más, e garante que as primeiras, ou seja, os ómega, devem ser consumidas sem receio.

Leia mais no Expresso

Sem comentários: